Conheça o MasterPlan desenvolvido para Balneário Camboriú

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura de Balneário Camboriú firmou contrato com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, duas vezes governador do Paraná e três vezes prefeito de Curitiba.

O objetivo é a realização de um MasterPlan para o município, que prevê a revitalização das orlas das praias de Balneário Camboriú, juntamente com a melhora da mobilidade urbana e o ordenamento territorial. 

Com quase mil folhas, o projeto foi apresentado pela Prefeitura e pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária de Balneário Camboriú, no último dia 16 de fevereiro. 

As mudanças projetadas são apaixonantes e prometem tornar a nossa Balneário Camboriú muito mais eficiente e preparada para receber novos moradores.

O que é um Masterplan?

Masterplan é o nome dado a todo tipo de planejamento urbano de grande escala, criado por arquitetos e engenheiros, com o objetivo de realizar o planejamento urbano de uma cidade.

Os projetos sempre são baseados em duas características: mutação e flexibilidade. Nos dias de hoje, as cidades mudam a cada ano que passa. Só nos últimos 10 anos, Balneário Camboriú ganhou mais de 40 mil habitantes.

Com mais pessoas circulando no território, é preciso melhorar diversas questões do município, como:

  • mobilidade urbana
  • espaços para lazer
  • saneamento básico

E aí entra a flexibilidade do Masterplan: planejar melhorias na cidade, prevendo possíveis mudanças no futuro. 

Para chegar ao resultado, é feito inicialmente um diagnóstico do terreno, com estudo das legislações pertinentes, cruzamento com planos governamentais e avaliação do potencial da região

Ao analisar essas informações, é gerado um perfil de ocupação daquele espaço, determinando o potencial para os empreendimentos a serem implantados, e estima-se qual será a rentabilidade desses investimentos.

O que prevê o Masterplan para BC?

O investimento total do poder executivo municipal para a projeção do Masterplan em Balneário Camboriú foi de cerca de R$1,3 mi. 

O projeto é bastante consistente e possui inúmeras sugestões para o progresso do Plano Diretor da cidade, que deverá ser retomado neste ano.

As principais alterações propostas são: 

  • Reurbanização da orla da praia central;
  • Construção de mais pistas de caminhada e ciclismo em volta das praias;
  • Alargamento da faixa de areia da Praia Central;
  • Sinalização e melhorias no trânsito das ruas que dão acesso à BR-101;
  • Requalificação das ruas de acesso à outras praias da cidade;
  • Construção de uma vila para os pescadores;
  • Novas grandes avenidas ao redor da cidade;
  • Nova orla do Rio Camboriú.

Também foi apresentado ao público uma “concepção futurística” para os bairros da região sul. É a projeção de um novo eixo de ligação entre as avenidas Atlântica e Brasil, com intersecções e um novo modal de transporte (ônibus elétrico ou veículo leve sobre trilhos – VLT).

Um olhar para o futuro

Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos que vivem em Balneário Camboriú, as melhorias projetadas pelo Masterplan também vão promover uma valorização imobiliária de todo o município, mas, principalmente, para os bairros.

A escassez de terrenos e imóveis à venda aos arredores da orla da Praia Central fazem com que novos espaços sejam explorados. Por isso, os bairros mais distantes da “muvuca” de Balneário Camboriú serão os novos locais para investimentos. 

Para o bairro Nova Esperança, por exemplo, foi discutido a instalação de um parque tecnológico e a construção de novos hotéis para comportar todo o público do Centro de Eventos. 

Quem é Jaime Lerner? 

Jaime Lerner é o arquiteto responsável pela idealização do MasterPlan para Balneário Camboriú. Na carreira de projetista, Jaime coleciona diversas conquistas na melhoria de cidades de todo o Brasil. O principal destaque é para a capital paranaense.

Por lá, Jaime foi prefeito por 3 mandatos. O principal legado do seu governo foi a criação de um sistema de transporte coletivo que é referência internacional em mobilidade urbana.

Além disso, Jaime também assinou outras inovações em Curitiba, tais como:

  • A criação do sistema de transporte BRT;
  • Construção do Parque Barigui;
  • Realização da Ópera do Arame, um dos principais pontos turísticos de Curitiba; 
  • Implantação do Jardim Botânico e do Museu Botânico.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, toda a revitalização da Orla Moacir Scliar, também conhecida como “Orla do Guaíba”, foi de autoria de Jaime. 

Os seus projetos são reconhecidos em todo mundo, inclusive, em 2018, ele foi eleito pela revista norte-americana Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, ficando atrás somente de Jane Jacobs e superando a marca de Oscar Niemeyer. 

Conclusão

O novo Masterplan de Balneário Camboriú ainda necessita ser discutido com toda a população. Inicialmente, ele deve ser apresentado em uma audiência pública para as principais lideranças do município. 

A promessa é proporcionar melhorias fundamentais na cidade, fazendo a nossa BC ser mais eficiente e acolhedora, sendo uma cidade totalmente planejada e funcional.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre as propostas do Masterplan, um vídeo foi disponibilizado explicando tudo, bem detalhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *